miércoles, 6 de febrero de 2013

QUEM É?



ARAGONEZ MARQUES

 Nasceu em
 Portalegre em 
19 de Abril de 1957. 
Após a Constituição da República de 1976, fez parte da primeira equipa de técnicos do Ministério da Educação que leccionaram nos Institutos de Reeducação do Serviço Tutelar de Menores do Ministério da Justiça, mais propriamente, no hoje extinto Instituto de Vila Fernando (concelho de Elvas) e no de São Bernardino (concelho de Peniche). Após esses anos de trabalho directo com as instituições de menores, integrou a Direcção Geral do Ensino Básico como Orientador Pedagógico da Direcção de Serviços do Ensino Primário nos quinze Concelhos do Distrito de Portalegre, tendo coordenado e organizado durante esses anos a formação de professores. Multifacetado, é também autor de várias canções infantis ao mesmo tempo que integrou o Projecto de Luta Contra a Pobreza no Concelho de Elvas ou a Direcção do Rancho Folclórico da Boavista de Portalegre ou ainda os Bombeiros Voluntários da mesma cidade, por quem nutre um especial carinho...
Forte adepto da regionalização, de 1982 a 1986, coordena a formação de professores da zona sul de Portugal, abrangendo o Alto,  Baixo Alentejo e o Algarve. Dessa experiência sairão mais tarde as Direcções Regionais de Educação.
 Com 12 anos tem a sua primeira colaboração semanal no Jornal "O Distrito de Portalegre" onde assina por José Semeia, pseudónimo que encobre a sua verdadeira idade. Aos 14 anos ganha um concurso literário na Covilhã, cidade da Beira Baixa, onde entre os membros do júri está no auge da sua carreira o escritor  Romeu Correia , que pensava tratar-se do filho do autor da obra premiada que ia receber o prémio em nome do seu pai.
 Acarinhado por todos nesse dia, segundo o autor, muda o rumo da sua vida, nunca mais deixando de escrever.
  Assim, ganha meses depois o prémio de "A Voz de Estremoz" com outro trabalho de âmbito literário.
 Começa a colaborar em vários jornais regionais, O Distrito, A Rabeca, Notícias de Elvas, O Arraiano, Jornal do Caçador, O Correio Açoriano, Fonte Nova (onde mantém uma crónica social mensal), Revista Plátano... e de âmbito nacional como "O Jornal da Educação".
 Funda ainda o Jornal "Sem Papas na Língua" (de curta duração obviamente), o Jornal "Nexus" com o Professor António Freire (que funcionou como órgão de ligação entre a Direcção Geral do Ensino Básico e os professores do Distrito de Portalegre )  e publica a sua primeira novela,
 Margens de um Rio Violento,em 1997,



seguindo-se depois, já em edições bilingues (Português/Castelhano) os livros

 "Uma Aventura no Ciclo da Água",



 "As estrelas do avô de Manuel",




 "Três Contos Trípteros" 




e " Mariana ou a Andorinha Filha da Liberdade"



 cujo lançamento foi feito na Feira do Livro de Badajoz e apresentada pelo poeta Carlos Garcia de Castro.


Volta a escrever só em Português,apresentando em 2012 o seu último livro 



Retratos de Gente em Procissão.

O mundo das letras sempre o fascinou ao ponto de ter criado e desenvolvido uma metodologia própria para o ensino da Língua Portuguesa a cidadãos de outros países. 
Lecciona vários cursos de Língua Portuguesa a diversos sectores da sociedade Extremenha, Banca, Guarda Civil, Técnicos Hospitalares, Oficiais militares do quartel de Bótoa, Hotelaria, Escola de Administração Pública de Extremadura, Academia de Segurança Pública, tendo chegado a testar o método durante dois anos na Universidade de Extremadura, concretamente aplicando-o a professores da Faculdade de Educação.
Actualmente pertence ao Quadro de Professores do Ensino Básico do Distrito de Portalegre ao mesmo tempo que colabora como Director de Conteúdos da Revista Noudar e tem no prelo novo livro " História de Portugal Contada em Viagens" assim como trabalha em dois projectos ligados à sociedade civil, "Manual escolar de aplicação do método" e "Dicionário Português/Castelhano -Castelhano Português para Empresários Transfronteiriços".
 Ocupa ainda o seu pouco tempo livre fazendo traduções, estando neste instante a traduzir o último livro de 
Juan A. Méndez del Soto.
Quem o conhece, diz que desconfia, que como sempre, em segredo, está escrevendo um novo livro e desta vez um Romance tendo por pano de fundo a raia. 


No hay comentarios:

Publicar un comentario