sábado, 29 de septiembre de 2012

UM CHEIRINHO DE RETRATOS DE GENTE EM PROCISSÃO



(...)
Fui precoce de coração.
Taquicardias que me acompanharam toda a vida. Tive a primeira 
taquicardia com essa avó queque,  loira agora,  ar botoxiano que 
sustinha duas crianças pela mão. Atirava o fumo do cigarro para 
cima,  pescoço em esforço,  para não incomodar as pessoas do 
lado. Via-se que a vida lhe tinha corrido bem e os ginásios 
estavam ao alcance das suas posses. Tinha cinco anos ela, seis eu.
 Ela nunca o soube, mas foi o primeiro grande amor da minha vida. 
Frequentava a pré-primária do colégio, fazendo fila de mão dada 
com os meninos e meninas da Dona Violeta. Eu escondia os 
pequenos pés nas grandes botas de couro que calçava no fim do 
Outono e descalçava no principio da Primavera. Meias grossas 
por baixo, imunes às frieiras e uma primeira classe onde Salazar 
era o modelo do livro de leitura e o rapazinho da mocidade portuguesa,verde ganga,  tocava o trompete com as primeiras letras 
aprendidas: ta, ta, ta... O menino toca... ta, ta, ta...depois do Credo...Creio em Deus Pai todo poderoso...ta, ta, ta... assim começavam os dias, enquanto ela cantava em bailes de roda que eu espreitava da janela da sala de aulas.
 (...)

 in RETRATOS DE GENTE EM PROCISSÃO - Aragonez Marques - 2012




REPRESENTANTE
  PARA FORA
 DE PORTUGAL:


Calle Fray Alonso de Manzanete, 94
06190 La Roca de La Sierra (Badajoz)

traztraz.net@gmail.com
0034 650671174


CONTACTO EM PORTUGAL:


Apartado 42001 
1601-801 Lisboa

colibri@edi-colibri.pt
00351 217964038


No hay comentarios:

Publicar un comentario